terça-feira, 27 de outubro de 2009

História do Livro

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Códice, papiro e pergaminho

história do livro...

O formato de livro atual, o chamado códice, já passou por preconceitos. Assim como, também passam hoje as novidades, como o áudio-livro e o livro eletrônico (ebook). Os primeiros livros escritos em tabletes de argilas foram criados pelos sumérios, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia (atual Iraque). Os quais cotinham em seus conteúdos: leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.
Com o tempo, o livro começou a ser fabricado com outros materiais, a exemplo, o papiro, obtido a partir de uma planta egípcia, e o couro de animais, dos quais o produto mais conhecido é o pergaminho (couro de carneiro) desenvolvido pela região de Pérgamo (atual Turquia) por causa de uma proibição de importar papiro. A região de Pérgamo e Alexandria disputavam possuir a maior biblioteca do mundo conhecido. Por isso, o rei egípcio Ptolomeu V proibiu a exportação do papiro para aquele local.
Nessa época, o formato comum, ainda não era o que conhecemos hoje, era o rolo ou o volume, feito de folhas de pergaminho coladas lado a lado. Essa colagem era depois enrolada em dois bastões de madeira ou marfim. Para que as pessoas pudessem manusear o pergaminho da mesmo modo como faziam com o papiro (desenrolando de um lado e enrolando de outro).
A China foi quem desenvolveu o papel e através de mercadores árabes, transportou esta nova tecnologia para a Europa, entretanto, apenas no século 12, porém, ainda eram manuscritos e copiados pelos monges. O trabalho era exaustivo podendo levar até mais de um ano para ficar pronto um único exemplar. Situação que perdurou até a década de 1450, quando o alemão Gutemberg inventou a prensa, facilitando à produção do livro. A primeira obra impressa por ele foi a Bíblia.
No Brasil a produção de livros só teve início a partir de 1808, com a vinda da família Real portuguesa e a chegada de uma máquina impressora. Antes desta data, ter uma tipografia no país era crime.

FONTE: COSTA, R. Quem inventou o livro?. Revista Nova Escola, Agosto de 2009.