sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que é RDA (Resource Description and Access)


  


RDA: Resource Description and Access é o novo padrão para a descrição de recursos e acesso projetado para o mundo digital. Construído sobre a fundações instituídas pelo AACR2, RDA fornece um conjunto abrangente de orientações e instruções sobre a descrição de recursos e acesso abrangendo todos os tipos de conteúdos e de mídia.




Borboletários: um trabalho de dedicação



Atuando há seis anos no Borboletário da MSG, Cynira fala sobre esse trabalho que exige alguns sacrifícios, mas é extremamente compensador: "Muitas vezes temos que deixar um pouco a vida pessoal de lado. Para atender as necessidades das borboletas, ficam em segundo plano os feriados e finais de semana. Vou ao borboletário pelo menos em dias intercalados para alimentar e soltar as que eclodem. É um trabalho que demanda muita dedicação, paciência e também prazer.


Até agora não me cansei desta atividade, pois cada dia é diferente do outro, e a beleza das borboletas encanta. Além disso, sou surpreendida diariamente com novas descobertas para melhorar a criação e conhecer mais a vida das borboletas". Na sua opinião, o borboletário pode ser acrescentado em unidades de conservação não só como atrativo para o público visitante, mas também para mostrar que ainda existem as matas e florestas: "por que vemos borboletas voando, quando deixarmos de vê-las não teremos mais as matas". Ressalta que há uma grande carência de profissionais para atuar em borboletários, e que os biólogos poderiam explorar mais essa atividade. "Todos os dias recebo e-mails de pessoas interessadas em montar borboletários, mas que não sabem como começar e depois como dar continuidade ao trabalho".

Fonte: http://www.biodiversityreporting.org/article.sub?docId=23701&c=Brazil&cRef=Brazil&year=2007&date=March%202007

Sobre Borboletas




Você pode estar pensando que se gotas de chuva podem ferir uma borboleta, seus dedos também podem.

Você está certo.

Mas será verdadeira a famosa lenda que diz que a borboleta morre se você tocar suas asas?

Não necessariamente - e desde que você não queira maltratar estas belas criaturas.

Pesquisadores do assunto têm apanhado e catalogado borboletas ao longo dos anos para rastrear o paradeiro delas.

Estes cientistas e voluntários utilizam redes para capturar insetos voadores para depois, delicadamente, raspar uma pequena área para expor a membrana da asa.

Depois eles adicionam uma pequena etiqueta na asa e libertam o inseto.

Entre outras constatações, estes estudos revelaram muito sobre a migração das borboletas-monarcas.

As borboletas não somente sobrevivem a estes aparentes "traumáticos encontros", como também conseguem fugir ilesas de ataques de pássaros e de tempestades.

Algumas conseguem até mesmo voar depois de ter um pequeno pedaço de sua asa despedaçada.

Apesar desta capacidade incrível de sobrevivência, as borboletas devem ser manuseadas com cuidado, ou melhor, nem devem ser tocadas.