sábado, 5 de dezembro de 2009

RDA e OCLC

          O RDA (Resource Description and Access) é o novo padrão de catalogação que substituirá o AACR2.
          Ele está sendo desenvolvido pelo Joint Steering Committee for the Development of RDA (http://www.rda-jsc.org/index.html). A publicação da ferramenta on-line da web deve ocorrer no final de 2009. Os editores são a Associação Americana de Bibliotecas, a Associação Canadense de Bibliotecas e o Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP), associação de classe do setor no Reino Unido.
          A OCLC tem tido grande participação no processo que está criando o RDA através de nossa afiliação extraoficial no Comitê da ALA sobre Catalogação: Descrição e acesso e através de nossa representação no Comitê Consultivo de MARC. Nossa equipe também está participando dos dois RDA Examples Groups do Joint Steering Committee e do RDA/MARC Working Group, que está elaborando propostas para a alteração do formato MARC 21 em prol do RDA. Além disso, a OCLC é representada na ALA RDA Implementation Task Force, que está planejando atividades de implementação nos EUA. A equipe da OCLC participou das sessões do programa patrocinadas pela Task Force, e outras participações estão agendadas para futuras sessões. A equipe da OCLC também se uniu recentemente à equipe das três bibliotecas nacionais dos EUA para discutir e planejar o período de teste/avaliação, previsto para o início de 2010. A equipe de catalogação dos Serviços de Contrato de Metadados da OCLC participará do teste.
          Nos últimos anos, a OCLC também adquiriu experiência na criação de conjuntos de obras do FRBRized com base em dados bibliográficos dos registros existentes e na criação de relações semelhantes com base nos ISBNs e ISSNs relacionados. Existe ainda um trabalho contínuo que usa os dados baseados em ONIX criados pelos editores como base para os registros que podem ser usados nos catálogos da biblioteca. Todas essas atividades têm relação com o RDA.
          A equipe da OCLC também participa de discussões sobre catalogação na IFLA (Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas) e está envolvida na criação e manutenção de padrões de catalogação nessa organização, incluindo os formatos FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), FRAD (Functional Requirements for Authority Data), ISBD (International Standard Bibliographic Description) e UNIMARC.
          Nos preparativos para o teste no início de 2010, a OCLC começou a trabalhar para implementar as alterações do MARC 21 aprovadas pelo MARBI nas últimas reuniões (incluindo as reuniões na Conferência Anual da ALA em julho de 2009). Essas alterações serão implementadas no âmbito das plataformas existentes de catalogação, compartilhamento de recursos e descoberta da OCLC. O RDA tem o potencial de mudar significativamente o modo como os dados bibliográficos são criados e usados. Essas possibilidades futuras facilitadas pela ferramenta on-line RDA serão consideradas como parte do desenvolvimento dos sistemas do futuro.

(2009 08 25)

http://www.oclc.org/americalatina/pt/news/announcements/announcement386.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário